Estudar uma língua estrangeira não se resume às aulas e ao material didático escolhido pela escola. Outras atividades extra-classe podem e devem ser adotadas pelos alunos tais como leitura de material autêntico (jornais e revistas, seja em papel ou por meio eletrônico), ouvir rádio com acesso pela internet (existem várias opções), assistir a filmes (se possível sem legenda em português), entre outros.
Porém, todo o material acima mencionado, por ser autêntico, ou seja, criado para ser lido e ouvido por nativos desses idiomas, cria dificuldades para o seu pleno entendimento por parte dos alunos, especialmente por aqueles que estão em níveis iniciais de aprendizado. Isso pode, inclusive, frustar. Mas como o “hábito faz o monge” é sempre bom para os alunos de todos os níveis terem contato com material autêntico, especialmente os filmes. Vale tentar!
Entretanto, com o objetivo de alinhar conhecimento e diversão é que surgiram os chamados livros de leitura simplificada (em inglês, “graded readers” ou “simplified readers”). Esse material é desenvolvido criteriosamente de forma a facilitar o entendimento da estória, agregar novos vocabulários e expressões, rever os já conhecidos e fixar estruturas gramaticais. São divididos por níveis de complexidade gramatical e por número de palavras básicas de forma a atender as habilidades do aluno em cada nível. Em alguns livros, palavras ou expressões mais difíceis são explicadas em um glossário ou exemplificadas em ilustrações. Tudo para facilitar o aprendizado!
Essa atividade, apropriada para ocorrer fora da sala de aula, é excelente para a expansão de vocabulário e criar auto-confiança do aluno. Muitos desses livros vêm acompanhados de CD de áudio e atividades de compreensão. E o mais importante, o aluno escolhe o que quer ler seguindo seus gostos e interesses pessoais. Deverá haver prazer na leitura para que o aluno busque outros títulos e faça disso uma rotina. O professor poderá criar atividades para a sala de aula como resultado dessas leituras, mas sem deixar que isso crie uma sobrecarga ao aluno e o desmotive a ler. Ler por prazer é fundamental para aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário